Novas candidaturas da Representação Autônoma Docente para o CEPE/CONSUN

Somos professores que vivem o cotidiano das unidades e departamentos na UFRGS e nos propomos a representá-los com ética e autonomia. Convidamos a conhecer os eixos fundamentais com os quais apresentamos as candidaturas da Representação Autônoma Docente ao CONSUN e CEPE.

Antes, porém, uma breve prestação de contas do mandato das 6 chapas do RAD eleitas ao CONSUN em 2016: realizamos a defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); participamos dos debates sobre o Código de Ética da UFRGS; sempre nos posicionamos em defesa da democracia e de uma universidade pública, autônoma e inclusiva. Atuamos em defesa da carreira docente no processo de alteração das resoluções sobre progressões e promoções. A partir de ampla consulta aos docentes, construímos um parecer alternativo que foi, em sua maior parte, incorporado à Resolução final, com destaque para: autonomia das unidades/departamentos na definição de critérios e pontuação conforme suas especificidades; incluir outras atividades, como orientações de estágios obrigatórios, na pontuação de atividades de ensino; contar tempo do interstício para progressões/promoções de docentes que já estavam na classe e nível da carreira do magistério público superior ao entrar na UFRGS; valorizar a contagem de pontos de atividades de pesquisa e extensão, exercício de cargos administrativos e direção; garantir todos os direitos, inclusive financeiros, retroativamente à aquisição do direito.

Com relação ao CEPE – o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é um órgão técnico, com funções deliberativa, normativa e consultiva sobre ensino, pesquisa e extensão, integrado por Plenário e câmaras de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, cujas competências serão definidas em seu Regimento Interno.” (Art. 14 do Estatuto da UFRGS).

Trata-se de importante espaço de discussão de âmbito técnico de assuntos pertinentes à Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na UFRGS.

Por este colegiado são estabelecidas normas que repercutem nas atividades de docentes, discentes e técnico-administrativos. Nestes últimos dois anos, temas importantes como criação de cursos de graduação na modalidade EAD, novos Programas de Pós-Graduação e regulamentação dos processos de revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação estiveram na pauta do CEPE.

Ainda este ano devem entrar na pauta propostas de atualização das Resoluções nº 11/2013 e nº 19/2011 que tratam respectivamente das normas da graduação e do acompanhamento discente.

Defendemos uma Universidade que valorize todos os sujeitos que a integram e que se paute pela ética e pela transparência. Reafirmamos os eixos fundamentais de nossa candidatura.

  • Condições e relações de trabalho enfrentar e fazer vigilância , no âmbito do CONSUN , a constante e crescente deterioração das condições de trabalho e no âmbito do CEPE, das demandas pertinentes da graduação, da pós-graduação e da Pesquisa e Extensão da UFRGS de acordo com a carga horária dos docentes e técnicos da UFRGS.
  • Diálogo do CONSUN com a comunidade acadêmica – criar meios para articular o espaço de atuação dos representantes com aqueles que ali são representados.
  • Relação do CONSUN com as organizações da sociedade – defender o diálogo com todos os segmentos sociais e o compromisso com aqueles que, historicamente, não são reconhecidos em seus direitos, lutas e saberes.
  • Manter diálogo entre o CEPE e comunidade acadêmica – criando meios para articular o espaço de atuação dos representantes com aqueles que ali são representados

Nossas chapas para o CONSUN/CEPE, comprometidas com estas propostas:

CONSUN CEPE
27 – Maria Ceci Misoczky (ADM) e Mônica Bonatto (CAP)

28 – Pedro de Almeida Costa (ADM) e Juca Gil (FACED)

29 – João Henrique Corrêa Kanan (ICBS) e Paulo Brack (IBIO)

30 – Fernando Pulgati (IME) e Márcia Tavares (FABICO)

31 – Liliana Passerino (FACED) e Renato Henriques (ENG)

32 – Liliane Giordani (FACED) e Rosane Neves (PSICO)

35 – Carlos Leonardo Antunes (LET) e Elisabete Búrigo (IME)

36 – Felipe Adami (IA) e Ana Cristina Cypriano Pereira (FABICO)

40 – Jussara Mendes (PSICO) e Alexandre Rocha da Silva (FABICO)

15 – Aline Cunha (FACED) a Alexandre Beluco (IPH)

16 – Rosane Garcia (CAP) e Sueli Goulart (EA)

19 – JocelitoZalla (CAP) e Miriam Thais Guterres Dias (PSICO)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close